15 de abril de 2010

RAÍZES...

De acordo com o dicionário, "raiz é o exo de uma planta vascular, que serve para fixá-la à terra, além de abssorver e conduzir  água e extraindo dela os nutrientes que a faz crescer, florir e dar frutos."
Outra definição de raiz é "vínculo emocional, frequentemente estabelecdo com lugar ou cultura em que se nasceu ou viveu."
É desta raiz que quero falar aqui.
Nasci em Florianópolis, Santa Catarina. Quando minha família se transferiu para Vitória eu tinha apenas dois anos de idade. Acreditei sempre que as minhas raízes estavam fixadas no solo espírito-santense, que eu amo de todo o meu coração.
Os símbolos, os monumentos, tudo aquilo de que a minha mãe e meus tios sempre falaram com saudade e emoção da terra catarinense, pertenciam apenas a eles.
A ponte Hercílio Luz, cartão postal de Floripa, o Mercado Municipal, a Igreja do Senhor dos Passos, a praia de Canavieiras, o Estreito, faziam parte da história deles, não da minha.
Como lá ficaram tios, primos, primas, sempre fui, nas minhas férias, visitá-los. Nunca realmente perdi o contato com aquele Estado, mas para mim, emocionalmente, era a terra dos meus antepassados.
Ledo engano...
Quando, recentemente, uma enorme tragédia se abateu sobre Santa Catarina uma dor enorme encheu o meu peito assistindo ao sofrimento daquela gente, que sei o quanto é valente, trabalhadora, lutadora, honrada, que não se abate nunca.
Surpreendentemente (ah, como a gente se conhece pouco!) descobri que também  possuo raízes profundas que me prendem àquele solo.
Preocupei-me não apenas com os meus entes queridos que lá residem mas com todos os catarinenses, sem distinção.  Rezei, rezei muito por aqueles que perderam tudo, bens adquiridos com sacrifício ao longo de toda uma vida de trabalho, ficando apenas com a roupa do corpo.
Chorei com os que choraram a perda de seus pais, irmãos, filhos... Dor tamanha, difícil de ser enfrentada.
A solidariedade que partiu de todos os cantos do Brasil me comoveu. Como o povo brasileiro é bom!
Tenho fé que os catarinenses não se deixarão abater e ressurgirão dos escombros, na superação de tudo que passou. Não vai ser rápido, mas o Estado vai se recuperar e voltará a ser aquele paraíso que todos que o visitam voltam dizendo maravilhas.
A revista da empresa aérea Gol, que minha filha trouxe de sua última viagem a São Paulo, é toda dedicada a "Santa Catarina, um Estado de felicidade...fala nos encantos do sul, na serra catarinense, no vale do contestado, no caminho dos príncipes, no caminho dos cânions, na costa verde e mar, no vale europeu, na grande Florianópolis, no grande oeste catarinense, etc."
Reportagem maravilhosa, que vou guardar com todo o carinho.
E daqui do Espírito Santo, terra querida que me adotou digo aos meus irmãos de lá: "Força, minha gente!"

Vitória/ES, 2008.

Nenhum comentário: