6 de abril de 2010

MEU DESABAFO

Li, durante estes dias tristes, tenebrosos, de dor e de luto em que todos nos encontramos, um desabafo de uma mãe que perdeu seu filho nesta tragédia do avião da TAM: ela está com vergonha de ser brasileira. E eu, como mãe e avó que sou, me solidarizo com ela e digo que também, em muitos, muitos momentos de minha longa vida, também me envergonho de minha nacionalidade.
Quando vejo a incompetência das pessoas que são colocadas para assumir responsabilidades, ocupar cargos em que a vida de centenas de pessoas estão dependendo de suas atitudes, seus cuidados, sem que tenham a menor condição para isto, indicados apenas por conchavos políticos... eu me envergonho.
Quando vejo vir à tona escândalo atrás de escândalo, sem que ninguém seja punido...me envergonho.
Quando vejo como se formam blindagem de proteção para os que são corruptos, safados, para que seus próprios erros não sejam do conhecimento da população...Lembro-me de uma frase de minha avó: gado ruim, por si só se arrebanha... A maioria, a grande maioria dos que estão hoje no legislativo, judiciário ou executivo, têm rabo preso e daí o “compromisso”de fazerem vistas grossas a tudo que acontece...e eu me sinto envergonhada.
Quando vejo a ganância inescrupulosa que na busca de maiores ganhos, nossos dirigentes, sejam eles de qualquer um dos três poderes, põem em último lugar a segurança das pessoas ... me envergonho.
Mas, quando assisto um gari de um aeroporto devolver uma carteira com dez mil e tantos dólares, quando ele e sua família sobrevivem com um pequeno salário, me volta o orgulho de ser brasileira...
Quando vejo um recolhedor de bolinhas de golfe, achar uma carteira recheada de dinheiro e devolvê-la ao dono... me orgulho de ser compatriota daquele verdadeiro cidadão, que talvez nem saiba que o é.
Quando vejo o trabalho dos bombeiros, arriscando suas vidas para tentar salvar a de seus semelhantes engolidos num incêndio de proporções gigantescas, eu me orgulho de saber que nasci no mesmo país que eles...
Quando lembro daqueles dois adolescentes que devolveram um saco contendo o resgate da esposa de um de nossos empresários, eles que moravam numa palafita e viviam de recolher lixo...me orgulho e muito de ser como eles, não apenas brasileira, mas capixaba de coração...
Quando vejo médicos, sem as menores condições de trabalho, com lágrimas nos olhos, serem obrigados a se posicionar como Deus e escolher quem vai viver ou morrer, num hospital abarrotado de doentes, largados em macas, ou até pelo chão... me orgulho de saber que são, como eu, brasileiros..
Quando vejo uma pessoa interferir para evitar um assalto a uma pessoa que lhe é completamente estranha e ficar para sempre numa cadeira de rodas, por um tiro que não lhe era destinado, porque falou nele mais alto o instinto da solidariedade humana, já tão rara nos nossos dias... eu me orgulho de ser, não apenas brasileira, mas de pertencer à raça humana...
Os exemplos são, ainda, muitos e muitos... de verdadeira cidadania, amor ao próximo, ética no desempenho de sua profissão...
A vida da gente não está sendo nada fácil.

Nenhum comentário: