7 de abril de 2010

DIA DAS MADRASTAS

Meu amigo Edson Lobo Teixeira, presidente da Academia Calçadense de Letras escreveu uma linda crônica com este título, publicada no jornal A Ordem, de São José do Calçado, dia 31/12/2009.
Diz o Edson que a Associação das Madrastas e Enteadas (AME)elegeu o primeiro domingo de setembro como o Dia das Madrastas. Eu já defendi, em outra crônica, as sogras e os chefes, sempre tão mal falados.
Agora o Edson com sua enorme sensibilidade e carinho faz a defesa das madrastas. E por experiência própria.
Nos conta o seguinte: "O ocaso da vida da minha mãe chegou cedo demais. Só Deus sabe (ou quem já perdeu a sua) a profundeza da ferida deste tipo de separação. É uma dor lancinante! O lugar da mãe em nossos corações é insubstituível. Contudo, quis o destino (ou a mão de Deus, o mesmo a alma de minha mãe) que meu pai se casasse de novo. Escolheu uma moça cuja doçura, humildade e desprendimento delineiam o seu perfil psicológico. Com tantas virtudes assim, ela poderia nos oferecer um caminhão de maçãs que não correríamos risco algum (só mesmo o de ter uma prisão de ventre!).
O conto de fadas real da nossa família tem princípio feliz, meio feliz e continua felz. Cognominei-a de (mãe)drasta num pretenso poema que lhe fiz em preito. Seu nome soa pomposo como o de uma rainha - Maria da Penha Borges de Rezende Teixeira -, no entanto é boa como uma fada madrinha. Soube cativar-nos, aos meus irmãos e a mim. Granjeou o seu espaço sem competir com a memória de nossa mãe. Tem tantas virtudes que, certamente, está garantindo a vaga, no céu, para o meu pai, meus irmãos e eu.
Esta é uma verídica história de madrasta, que faz contraponto às muitas histórias que nos contaram na infância. Neste conto da carochinha, ela é a heroína e não a vilã, pois é doce, excessivamentge doce, portadora de uma ternura imaculada! 

Dia das Madrastas é para ser comemorado com muito carinho e alegria, demonstrando o apreço àquela quenos quer bem como a um filho. Sinceramente, eu não vou homenagear a minha (mãe)drasta no primeiro domingo de setembro... É no segundo domingo de maio que gosto de externar-lhe a minha gratidão e o meu amor."
Estou ansiosa para que Deus me permita conhecê-la, d. Maria da Penha! Ter criado tão bem como seus os seus enteados, já foi um feito. Mas transformá-los em pessoas maravilhosas como o Edson, não é tarefa para qualquer mãe! Que Deus a abençoe". Um beijão da Thelma, que mesmo sem a conhecer já a ama muito.

Nenhum comentário: