15 de abril de 2011

SEDE GARANTIDA

O INFORMATIVO DA AFESL de junho de 2002, trouxe a seguinte notícia:
Gratz garante 25 anos para sede da AFESL

'O atual presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, Deputado José Carlos Gratz, garantiu que até o final do seu mandato vai oficializar, por um prazo de 25 anos, a ocupação legal de uma das salas da Assembléia, para o pleno funcionamento da sede da Academia Feminina Espírito-santense de Letras.
O comodato, que também será extensivo para todas as outras entidades que lá funcionam, poderá ser renovado por mais 25 anos.
Depois que uma entidade ficar 50 anos dentro da Assembléia, será muito difícil perder esse bônus. E pelo que representa para a cultura capixaba a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, não pode ficar preocupada em procurar sedes provisórias para se reunir e, sim, cumprir o seu papel que é incrementar os trabalhos sociais que realiza e registrar mais uma página de nossa história", acredita o presidente do Poder Legislativo.
Para José Carlos Gratz é função do poder público prestigiar as entidades públicas. A Academia Feminina Espírito-santense de Letras depois de 10 anos de inércia voltou às atividades e ficou mais 9 anosfuncionando numa sede provisória graças ao empenho de algumas intelectuais que deram o sangue para a entidade não acabar de vez.
Nesse tempo, os trabalhos foram reorganizados, mas faltava o fundamental, uma sede própria.
Somente após Gratz ter inaugurado a nova Assembléia Legislativa, na Enseada do Suá, é que o sonho de possuir um lugar para reuniões e debates foi concretizado.
A Academia pode enfim, aprofundar seus trabalhos. A partir daí foram lançados livros, seminários para alunos da rede pública estadual foram realizados e além disso a auto-estima das intelectuais capixabas foi resgatada.
Quando alguém lhe agradece pelo ato de ceder uma sala para o funcionamento da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, na sede do Poder Legislativo, José Carlos Gratz, retribui dizendo que essas mulheres maravilhosas que tanto fizeram em prol da cultura capixaba merecem todos os incentivos dos dirigentes. Não importa quem sejam.
A AFESL funcionou por algum tempo nas salas que lhe foram cedidas em comodato pelo deputado José Carlos Gratz. Todavia, com a sua saída, os que lhe sucederam não pensavam do mesmo modo. As acadêmicas foram DESPEJADAS e seu acervo, computador, impressora, tudo foi jogado no corredor em frente à salinha que ocupavam (já não eram as mesmas instalações cedidas por José Carlos Gratz) sem o menor respeito.
Como nunca é tarde para agradecer um ato como o de José Carlos Gratz, eu o faço aqui, de público, reconhecendo o quanto ele tentou dar um teto para a AFESL. Toda a minha gratidão. Quem dera outros políticos soubessem o quanto a cultura é importante e que os trabalhos que a AFESL realiza tem repercussão em outros Estados brasileiros, divulgando o que as mulheres escritoras, poetisas capixabas fizeram e continuam a fazer em prol da mesma. Obrigada, José Carlos Gratz.

Um comentário:

Edson disse...

Querida Thelma, estou feliz pela aquisição de uma sede para a AFESL.
Congratulo-me com todas vocês.
Beijos.