17 de março de 2011

USINAS NUCLEARES

Estamos assistindo, horrorizados, ao que está acontecendo com o Japão. Primeiro foi um terremoto de grande magnitude, depois um tsunami que arrazou cidades e mais cidades, agora o risco das Usinas Nucleares de Fukushima contaminarem o ar, o solo e ceifar vidas e vidas.
Vivemos muitos anos achando que no Brasil nunca passaríamos por estes grandes desastres. Ledo engano. Já tivemos tremores, deslizamentos, estradas interrompidas por verdadeiras crateras, pontes destruídas... por exemplo.
De acordo com a Wikipédia, o IGC (Instituto de Geociências) da Universidade Federal de Minas Gerais mapeou o território brasileiro e identificou 48 falhas geológicas em locais onde "nascem" os terremotos.  Hoje, poderíamos acrescentar algumas outras a esse total, sem falar nas falhas secundárias, afirma o prof. Allaoua Saade, coordenador do trabalho.
Falha geológica ou simplemente "falha" é uma superfície num volume de rocha onde se observa deslocamento relativo dos blocos paralelos à fratura.
No Brasil existe uma falha geológica importante, segundo a Mensagem n. 2601, em 12/11/2005, em que Nossa Senhora afirmou " Uma falha geólogica existente no Brasil causará destruição em muitas regiões. Os homens sábios desconhecem."
Durante meu curso na UFES,  (1979/1982) numa Semana da Geografia, tivemos como palestrante, um engenheiro que veio falar sobre a inauguração da Primeira Usina Nuclear de Angra dos Reis, em 1982.
Quando terminou sua fala e abriu espaço para perguntas, um aluno de Geologia lhe perguntou se havia sido feito estudo geológico prévio do terreno onde estava implantada a Usina Nuclear n. 1.
A resposta foi não. Que os estudos "necessários" haviam sido feitos pelos engenheiros responsáveis pela obra. Ao que o estudante lhe perguntou se era do conhecimento dele de que naquela região de Angra dos Reis havia uma falha geológica, que os engenheiros certamente não tinham conhecimento do fato, o que indicaria que ali, certamente, não era o lugar ideal (descartados os interesses econômicos) para tal Usina.
Bem agora estamos com 2 Usinas em funcionamento, a 3a. em construção e planejadas mais 4 (ai, meu Deus!) a serem construídas no sul e no sudeste.
E eu me pergunto: um país com tantos rios, quedas d'água, ou seja, tanta possibilidade de usinas de energia hidroelétrica, precisa MESMO correr tal risco?
O que está ocorrendo no Japão já fez com que a Alemanha, a Venezuela cancelassem seus projetos de novas usinas nucleares e rigorosa revisão nas existentes. Porque as usinas também envelhecem, gente.
Os órgãos que se manifestam contra estas usinas que façam um movimento de coleta de assinaturas do povo manifestando sua opinião sobre tão importante assunto. QUE O POVO TENHA O DIREITO DE SE MANIFESTAR!

2 comentários:

Edson disse...

Estimada Thelma!
Que belo texto: atual, informativo e para refletir.
Parabéns, minha querida!
Edson

Anaximandro Amorim disse...

D. Thelma, só mesmo uma pessoa que reúne as qualidades de escritora e geógrafa para fazer uma abordagem tão singular como essa. É uma pena o descaso com que projetos dessa magnitude são levados a cabo no Brasil. Esperamos, no entanto, que a mensagem não seja "profética", apesar dos pesares. Excelente texto! Sds. no neto, Anax.