29 de novembro de 2010

CORAÇÃO TRANQUILO

"A relação conflituosa entre pais e filhos é outra questão que Monja Coen destaca em palestras. Para responder, gosta de citar uma história ocorrida com o filho e o neto de Mahatma Gandhi. Um dia, o filho de Gandhi teve de sair do sítio em que morava com a família para ir à cidade fazer uma palestra e pegar o carro na oficina. Levou seu filho - neto do líder religioso indiano. A missão era simples: pegar o carro na mecânica e levar o pai de volta no fim da palestra. No caminho para a oficina, o moço deparou com a porta de um cinema. Era um filme de faroeste estrelado por John Wayne. Não pensou duas vezes: comprou o ingresso e em duas horas assistiu aos tiroteios entre bandidos e mocinhos.
Quando as luzes se acenderam, percebeu que estava bastante atrasado. Correu à oficina e e três horas após o horário previamente estabelecido passou na frente do colégio para apanhar o pai que estava sentado na calçada e logo quis saber o motivo do atraso. O jovem culpou os mecânicos. O pai balançou a cabeça e falou: "Que pena, o carro estava pronto. Eu liguei para a oficina. Você é que se atrasou. Se você mentiu, eu não estou sendo um bom pai. Vou a pé refletir sobre por que você não confiou em mim". Para a monja, essa parábola mostra a importância de perceber que todos os problemas não são isolados. "Alcançar a leveza implica resolver conflitos internos e com as pessoas mais próximas", afirma.
Este texto foi extraído da matéria Coração tranquilo, de Roberto Rockmann, publicada pela Revista Volkswagen, n. 29, de 04/05/2008.

Nenhum comentário: